ECONOMIA DA REGIÃO

    A principal atividade rural é a agricultura, com destaque no plantio de mandioca, feijão, milho e arroz.   Possui diversas indústrias de beneficiamento de mandioca (Engenhos de farinha).
    
Dedica-se ainda na criação de gado leiteiro, corte, suínos e ovos, possuindo 497 quatrocentos e noventa e sete produtores rurais, conforme dados fornecidas pelo Programa Catarinense de Profissionalização de Agricultores.
   
Atualmente, o
município de Pescaria Brava tem, no total, 1.421 (mil quatrocentos e vinte e um) agricultores associados, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Laguna.

Trabalhadores rurais realizando colheita da mandioca em Sertão do Siqueiro

  

        Na pesca, o destaque é o camarão extraído da lagoa de Imaruí, que é um produto muito apreciado em todo o Estado de Santa Catarina, por seu sabor singular devido à baixa salinidade da água da Lagoa.  Apesar de que nas últimas décadas esta atividade teve alta queda na produção devido à pesca indiscriminada dos camarões na fase de procriação, e ao processo lento mas constante de poluição da água.

        São pescados também peixes como a tainha, corvina, bagre, anchova e outros peixes, que suprem apenas as necessidades internas do município.

Barco de Convés, no passado foi muito utilizado no transporte de mercadorias pela lagoa.


       Outra atividade que vem se desenvolvendo muito nos últimos anos é a Carcinicultura (criação de camarão em cativeiro), que aproveita os alagados à margem da Lagoa de Imaruí,  que até então eram consideradas terras improdutivas. Atualmente, os tanques de carcinicultura estão desativados por causa de uma bactéria conhecida como "mancha branca" que instalou na produção de camarão de toda a região.

 

contato@pescariabrava.com.br

Copyright © 2001-2012 Sidnei Neves - Todos os Direitos Reservados

Todas as fotos e textos deste site podem ser copiados e reproduzidos, desde que citada a fonte.